FINANÇAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

FINANÇAS PARA MPE
José Márcio Lemos*
Quando as pessoas abordam o tema finanças, parece que se referem a algo muito estranho, distante do nosso dia a dia. Decorre daí o surgimento de dificuldades em relação a esse tema. Entender de finanças é simples, e esse conhecimento tem sido utilizado com sucesso por pessoas físicas e jurídicas. Para essas últimas, não importando o porte – micro, pequena, média ou grande -, posso afirmar que, quanto maior a organização, maior o grau de complexidade e necessidade de ferramentas de controle e planejamento.
A percepção de ignorância quanto a esse tema incomoda. Como medir os resultados? Quais indicadores devo utilizar? O resultado apurado é suficiente para promover o desenvolvimento do negócio e remunerar adequadamente os investidores? Essas dúvidas passam a fazer parte do cotidiano do empresário e limitam suas ações empreendedoras.
Como analista técnico das áreas de Gestão e Finanças no Sebrae-MG, tenho observado que o descaso com o manejo do dinheiro e a ausência de educação financeira no currículo escolar do ensino fundamental são os grandes obstáculos a serem superados nas próximas décadas. Hoje, o nosso trabalho na instituição vai além do imediatismo: nós não só levamos conhecimento para as reuniões com empreendedores, levamos também oportunidades de encontro, de troca de experiências e de alianças.
Nesse sentido, é importante levarmos em conta alguns aspectos para que haja uma compreensão acertada sobre a gestão financeira, inspirando os empreendedores em direção a um novo olhar:
– dinheiro é meio de troca;
– as finanças pessoais não se misturam com as finanças da empresa;
– negócio é investimento;
-controles financeiros são ferramentas, use-os;
– entenda o mercado, olhe mais;
– nunca gaste mais do que ganha;
– acompanhe os resultados mensalmente;
– entenda como o dinheiro entra e como ele sai de sua conta;
– estudar finanças é acompanhar o comportamento do dinheiro na linha do tempo;
– investimento faz-se com o lucro;
-implante controles financeiros e crie um painel de controle;
-utilize a tecnologia a seu favor;
– faça planejamentos;
– faça parcerias;
– toda empresa tem a “cara” do dono;
– descubra se o seu problema é de conhecimento ou de atitude.

As colocações acima parecem óbvias, mas não são. Elas dizem respeito à sua segurança financeira, são regras que funcionam e são praticadas pelos empreendedores de sucesso.
Após essas ponderações, convido os leitores a fazerem um autodiagnóstico quanto à sua relação com a gestão financeira. Para facilitar o processo, recomendo começar esse trabalho pela análise de suas finanças pessoais. Depois desse aprendizado, dê início ao processo em seu empreendimento, este é um caminho mais demorado, mas com resultados mais significativos, é conhecido como o “longo caminho curto”
Lembre-se: busque o conhecimento e pratique, procure ajuda, tenha objetivos, tenha sonhos.
*Analista Técnico das áreas de Gestão e Finanças

Anúncios

4 comentários

    • Olá Clodoaldo, prazer em recebê-lo aqui.
      Não recomendo “softwares” por questões práticas, depende muito da sua afinidade com os recursos tecnológicos e com os seus objetivos de gestão. A recomendação que faço é que busque informações; primeiramente defina quais os objetivos da informatização e de que tipo de relatórios precisa para tomar decisões diariamente, somente depois, procure, em conversas com empresários do seu ramo de atividade, por “softwares”.
      Pergunte aos empresários do setor que tipo de programas utilizam, se estão satisfeitos, que relatórios emitem, o preço, se houver pagamento de manutenção, quanto custa? Depois de conversar com diversos empresários e ponderar sobre seus objetivos, tome a decisão. Esse procedimento evitará problemas desnecessários e desgastes na equipe e empresa.
      É o que posso lhe dizer neste momento.
      Boa sorte.

  1. olá José Marcio, muito bom o artigo, nos tópicos você elenca bem como negócio é investimento, tem que ter retorno e também ferramentas para controle financeiro são fundamentais para não uma boa gestão financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s