Pequenas empres…

Pequenas empresas usam novos softwares para gerenciar finanças
PUBLICIDADE

FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cuidar das contas de micro e pequena empresa com papel e caneta ou tabelas de Excel está ficando no passado.

O crescimento da computação em nuvem tem possibilitado o surgimento de novos softwares de gestão financeira com baixo custo, mobilidade e facilidade de uso.

Quer saber mais sobre finanças pessoais? Conheça a nova página do Folhainvest

Entre as empresas que oferecem os programas estão tanto as mais tradicionais do setor, como SAP e Totvs, como também start-ups que vêm apostando na simplicidade de blogs e redes sociais.

No modelo em nuvem, não é necessário investimento em estrutura, como servidores para a instalação dos softwares e armazenamento dos dados. As informações ficam guardadas em datacenters e podem ser acessadas por meio de dispositivos como smartphones e tablets.

Com os softwares, é possível acompanhar, por exemplo, fluxo de caixa, estoque e compras. Alguns programas oferecem emissão de nota fiscal eletrônica e boleto bancário (veja abaixo).

Editoria de Arte/Folhapress

MAIS TEMPO

A ContaAzul é uma das start-ups que oferecem, desde 2012, controle financeiro por um custo mensal.

O presidente da empresa, Vinicius Roveda, 30, diz que a ideia para o software surgiu de uma necessidade que sentia como empresário.

“Éramos quatro sócios e não dava tempo para cuidar da parte administrativa. Ficava para o final de semana.”

Caio Sigaki, 29, conheceu o serviço da ContaAzul em um evento de start-ups. Adotou a solução para seus franqueados da Elefante Verde.

A franquia atua, na internet e em escritórios físicos, em diferentes cidades como uma plataforma de anúncio de ofertas locais. Sigaki escolheu uma assinatura básica para cada franqueado.

“Optamos por usar a solução pronta em vez de criar um software específico para nós. Assim ganhamos tempo para outras coisas.”

Gabriel Gaspar, 33, lançou o Nibo no mês passado. Como Roveda, aposta na simplicidade como diferencial.

“A maioria dos softwares se propõe a resolver todos os problemas fiscais e contábeis. Mas a legislação do Brasil é complexa e, para mexer nesses programas, o camarada tem de ser um PhD”, diz.

Um dos que já usam o novo serviço é Carlos Fernandes, 49, da Mac Bebê, que trocou as planilhas no computador pelo programa. A empresa faz sapatos para bebê.

“Era um inferno, passávamos o dia inteiro mexendo com tabelas e nunca estava bom. Agora eu e minha assistente não gastamos mais de uma hora por dia e posso ver tudo de qualquer lugar.”

Leticia Moreira/Folhapress

Caio Sigaki, dono de empresa que divulga promoções na web, passou a usar o serviço em nuvem para seus franqueados
GRANDES EMPRESAS

Segundo Sandra Vaz, vice-presidente de Ecossistema e Canais da SAP, a empresa está procurando parceiros para conseguir atingir em 2013 as 200 maiores cidades do Brasil com o SAP Business One OnDemand, solução voltada para o segmento.

Como atrativo do produto, ela destaca a possibilidade de aumentar o valor de mercado da empresa ao utilizar um software auditado e utilizado internacionalmente.

Da mesma forma, a brasileira Totvs está adaptando os seus serviços em nuvem para pequenas empresas e buscando parceiros na distribuição, afirma Araquen Pagotto, diretor de Small Business da companhia.

“A computação em nuvem é o futuro. Hoje a mobilidade está indo ao encontro da necessidade do mercado. Ninguém precisa estar atrás da mesa para trabalhar.”

+ CANAIS
Acompanhe a Folha Mercado no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A dica que deixo aqui é que antes de comprar, procure saber mais sobre os relatórios gerados, sobre o suporte, converse com empresários que utilizam este programa, saiba se o software é “amigável” e finalmente sobre o valor do investimento e se este está de acordo com sua disponibilidade financeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s