PMEs ficam fora da alta de impostos – PME – Brasil Econômico

PMEs ficam fora da alta de impostos – PME – Brasil Econômico.

 

Anúncios

3 comentários

  1. A meu ver, embora estejam ocorrendo melhorias, ainda são medidas reformistas, focadas no mesmo paradigma, fazem alterações de acordo com as demandas dos “lobbies” (grupos que pressionam ou tentam influenciar) representados por seus parlamentares, em grande parte financiados em suas campanhas por empresas e/ou empresários de determinado segmento da economia que se sentem prejudicados ou têm outros interesses, nem sempre explícitos; e também alteram em função de interesses exclusivamente de arrecadação.
    Esta semana a correção da tabela do IRPF, prevista para 6,5%, foi vetada pela presidência da república e ainda não se definiu outro percentual, sem uma justificativa plausível.
    Esta colcha de retalhos é muito complexa e compromete os gastos fixos das empresas com contratações de profissionais especializados e também de serviços de contabilidade e de assessoria fiscal, financeira e jurídica, onerando financeiramente o caixa das empresas, sem contar o custo dos programas computadorizados e a obrigatoriedade da compra de impressoras fiscais caríssimas, na faixa de R$ 2.000,00, para citar um exemplo, que engordam o caixa das empresas cadastradas e autorizadas pelos governos.
    Encerrando o comentário, advogo a favor de um sistema realmente simples, não esse blá, blá, blá, defendo a mudança de paradigma, digo não à reforma, não à burocracia, não à intermediação legislativa (aquela em que um vereador, deputado ou senador se promove intermediando repasses de recursos públicos, colocando seus nomes em placas e negociando com o dinheiro alheio) digo sim à coragem de mudar, de desmontar os diversos arranjos e acertos, sou a favor de um Imposto único, cobrado sobre o consumo/movimentação financeira. Já temos experiências e tecnologias suficientes para a realização desse propósito. Falta mesmo é vontade e coragem, faltam também lideranças empresariais interessadas na mobilização da classe empresarial das MPE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s