Inovação – Sebrae

FERRAMENTAS – STARTUP

LOOP DE APRENDIZAGEM: COMO UTILIZAR ESSA FERRAMENTA DE INOVAÇÃOAprender e reaprender são processos essenciais para a inovação. Essas idas e vindas das ideias é o que nos incentiva a ir atrás de outras soluções.Dentro de qualquer organização, pública ou não, sistematizar o aprendizado é muito importante para que os ensinamentos não fiquem perdidos. Para isso, ferramentas simples, mas bem pensadas, podem ser necessárias.Hoje, você vai aprender como pode utilizar o loop de aprendizagem, facilitando e documentando todo o processo de aprender com as falhas e criar outras soluções.Vamos falar especificamente sobre o papel da ferramenta no serviço público, mas também possível de ser usada em empresas privadas. Inspiramo-nos no toolkit desenvolvido pelo Nesta. Se quiser acessar, clique aqui! O QUE É O LOOP DE APRENDIZAGEMO esquema consiste, basicamente, de quatro quadros focados no processo crescente de aprendizado. Veja só:Para trabalhar nele, você deve seguir estes passos:➜ Colete histórias e insights: avalie necessidades e contexto, faça brainstorms, avalie as necessidades e a conjuntura do que deseja resolver. Aqui, você ganha inspiração para o próximo passo.➜ Priorize percepções e soluções: aqui, você escolhe ideias, pensa em soluções e desenvolve um plano de execução.➜ Acompanhe indicadores e progresso: nesta hora, é preciso avaliar as soluções apresentadas e identificar possíveis consequências.➜ Reveja resultados e impacto: ao final da execução, avalie o retorno de investimento, use as avaliações para identificar quais são os próximos desafios.O loop de aprendizagem parte da ideia de que aprender é um processo cíclico, e o que fazemos agora dá pistas sobre como devemos agir no momento seguinte.Sistematizar as quatro etapas ajuda a esclarecer o ciclo de melhoria contínua e a planejar, baseado em experiências anteriores.Aplicando a ferramenta, você pode ver se a sua organização está realmente aprendendo tanto com os sucessos quanto com os fracassos vivenciados. POR QUE PRECISAMOS DO LOOP DE APRENDIZAGEMA professora Carol Dweck se tornou referência na Psicologia Educacional quando lançou sua pesquisa sobre o “growth mindset” (pensamento para o crescimento, em tradução livre).No estudo, ela sugere que estudantes podem ser mais engajados em aprender quando compreendem que nossa capacidade intelectual pode ser aprendida não sendo essa uma característica genética, como a cor dos olhos.Ao contrário do que ela chama de “fixed mindset” (pensamento de estagnação), quem tem o pensamento para o crescimento acredita que todos podem aprender outras habilidades; basta que haja interesse e que seja aplicado o modelo de aprendizado correto.Quem tem o “growth mindset” tende a ver oportunidades nas falhas e a desenvolver novas estratégias a fim de aprender o que acha mais desafiador.Podemos aplicar esse pensamento às organizações públicas visando criar projetos inovadores. Com o mindset correto, crescer depende apenas da ferramenta certa. É aí que entra o loop de aprendizagem. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DO LOOP DE APRENDIZAGEMO indiano Subbanaicker Krishnaswamy trabalha para uma instituição na Índia chamada MPTAST. Lá, a equipe dá assistência e gestão de apoio técnico ao governo de Madhya Pradesh, um estado indiano central. O trabalho é dirigido às áreas de saúde e bem-estar familiar.O problema principal da região era a falta de informação sobre a morte de mulheres e crianças nas áreas rurais e nas pequenas vilas. Esse é um dado necessário, já que é um indicador essencial sobre saúde pública e nutrição.Se a informação não chega, os agentes ficam impossibilitados de tomar as medidas necessárias para regular a taxa. COMO UTILIZOU A FERRAMENTAO diretor reuniu, então, todas as partes interessadas no problema para tentar resolvê-lo com o loop de aprendizagem.Antes, uma equipe foi enviada para os distritos-piloto. O objetivo era investigar possíveis canais de comunicação que pudessem relatar mais rapidamente a morte de mães e crianças.Os envolvidos no processo eram especialistas de diversas áreas, como profissionais de saúde de base, voluntários e trabalhadores de nutrição.O resultado foi a implementação de um software de monitoramento online criado pelo governo da Índia com o objetivo de controlar os diferentes serviços prestados, a ser fornecidos a uma mãe grávida desde a concepção até o bebê alcançar um ano de idade.No distrito-piloto, com o uso da tecnologia, foi possível relatar as mortes e determinar suas causas para que as autoridades pudessem agir.Após a implementação no distrito-piloto, a organização levou o problema e os aprendizados às autoridades distritais de saúde, que concordaram em experimentar o novo sistema.Esquematizando no loop de aprendizagem, temos:Colete histórias e insights: o grupo vivenciava a demora no relato das mortes e não tinha tempo hábil para realizar ações.Priorize percepções e soluções: a principal solução seria encontrar canais rápidos para relatar as mortes, e o escolhido foi o so

Fonte: Inovação – Sebrae

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s